:

20 de setembro de 2015

Passeio no "Centro de Memória do Circo"


'ello darlings!

Como disse antes, decidi postar um pouco sobre algumas experiências minhas com trabalhos da faculdade e passeios que os mesmos me levam a fazer! Desta vez a matéria é outra: Psicologia do Desenvolvimento! A qual temos uma professora meio doidinha, mas maravilhosa!
Semestre passado tivemos aula com ela e o pedido foi um passeio com crianças em algum local educativo que ao mesmo tempo pudesse despertar interesse e autonomia delas seguindo a teoria de Piaget! Desta vez, o trabalho foi com adolescentes! Como já passamos pela infância e estudamos a construção da criança e sua personalidade, chegou a vez dos adolescentes e estudar a teoria de Henry Wallon!

Foi uma abordagem diferente e que mostrou outros pontos, além de que muita gente se viu nas situações que levamos pra sala de aula durante a explicação da matéria quando adolescente! Como a proposta seria a mesma desta vez: fazer um passeio com adolescente e observar/estudar o comportamento e atitudes que comprovassem ou se encaixassem na teoria de Wallon, só precisaríamos escolher o lugar!
De início pensamos em locais bonitos e que fossem um poço de cultura da cidade de São Paulo ao mesmo tempo!
* Pensamos no Museu do Ipiranga: está fechado ao público para reformas
* Pensamos no Museu/Acervo do Theatro Municipal: fechado ao público

Daí ficamos sem chão! Como grupo, combinamos de procurar outros lugares e no dia seguinte levaríamos as opções e escolheríamos. Durante uma pesquisa no site de acervo cultural da prefeitura de São Paulo, encontrei vários museus e locais que poderíamos ir, mas a maioria está fechado, o que me deixou bem triste e sem saber o que fazer...
Eis que vejo o nome de um lugar que nunca pensei que existia: Centro de Memória do Circo. Entrando no site do lugar, ainda no da prefeitura da cidade, vi que parecia ser muito interessante e com uma história rica e que traria lembranças da infância aos nossos adolescentes! Escolhendo o dia que iríamos e combinando tudo, nos encontramos na estação República do metrô e fomos andando, fazendo um pequeno passeio pelos arredores e até passando na frente do Theatro Municipal e da Galeria do Rock!
O Centro de Memória do Circo fica dentro do prédio da Secretaria de Cultura da cidade, na Galeria Olido, bem ao lado da Galeria do Rock! Quando chegamos, o andar dessa exposição ainda estava abrindo, então estava vazio... E continuou vazio, parece que as pessoas não sabem que o lugar existe e tal... Sei lá!
Mas como estava aberto, começamos a observar e, claro, tirar muitas fotos! Deixando os três adolescentes que levamos soltos pelo local, eles acabaram lendo as informações nas paredes mais rápido que nós, tiraram fotos e logo sentaram numa das mesinhas de um canto que reproduzia o Café dos Artistas e ficaram conversando. Terminaram rápido e ficaram sem ter o que fazer enquanto nós víamos o local, tirávamos fotos e líamos as informações nas paredes. Quando perguntamos pra uma das moças que toma conta do local que hora teria alguma atração ela disse que naquele dia não teria nada a ser apresentado. Ficamos frustradas! De verdade! Porque no site não consta esse tipo de informação e não tem como saber se tem atrações com vídeos e alguém falando sobre no dia sem ligar antes! Acabamos pensando que tinha todos os dias...


adolescentes ainda entretidos

Diante disso, decidimos ir embora, já que não dava mais pra continuar no lugar sem ter o que fazer! Continuando a passear pelo centro da cidade, fomos comer alguma coisa no Café Girondino, na São Bento! As meninas não conheciam o lugar e adoraram como é bonito e as coisas gostosas que tem lá!

Enquanto cruzamos o caminho do Centro do Circo até a estação São Bentro do metrô, nossos adolescentes viram muita coisa que não tinham visto antes, ainda mais quando cruzamos a Santa Ifigênia! Pouco antes de chegarmos no Girondino eles pararam para ver um rapaz fazendo arte de rua, pintando painéis com tinta spray sem pincel, desenho pré-feito ou olhando em algum lugar para copiar ou tirar ideia! Eles ficaram encantados, falaram que nunca imaginaram que iam ver uma coisa daquelas no meio da cidade!

sapatos originais dos palhaços
O bom dessa volta semi-turística no centro foi que conseguimos perceber muito mais os fundamentos da teoria de Wallon do que dentro do nosso destino principal, o Centro de Memória do Circo!

Apesar de termos nos deparado com um Centro sem as atrações que estavam escritas no site, foi um passeio divertido e educativo. Sim! Super Educativo! O lugar é cheio de informações sobre a história do circo em São Paulo e no Brasil, principalmente dos artistas! Tem muita informação e coisas que, particularmente eu, nunca imaginaria! É um local que, acho eu, é muito desconhecido pela população, parece ter poucos visitantes. Deveria ter mais! É um lugar incrível e que conta uma parte enorme do entretenimento e arte no país e na cidade desde 1800ebolinha! Além de que o acervo para pesquisa deve ser maravilhosamente incrível e é aberto ao publico via agendamento de consulta!
figurinos originais usados pelos artistas circenses
Apesar de ter sido um passeio por conta da faculdade, eu recomendo ir no lugar! É uma exposição rica que tem até roupas e acessórios dos artistas circenses do Brasil e muita informação sobre a arte do circo, além de maquetes lindas! É um passeio cultural, melhor ainda se for num dia que possui atração, é.
Depois desse passeio pretendo voltar lá pra ver com mais calma e, quem sabe, ir ao circo pela primeira vez na vida! Claro, não vai ser a mesma coisa que o circo de antigamente, mas ainda assim é!

maquete de uma tenda de circo
outra maquete de tenda, mas essa é gigante!
Pra encerrar, deixo mais uma vez a recomendação desse passeio! E muito obrigada a quem leu até aqui também! Assim que o trabalho for apresentado, vou postar sobre também!

pose pra selfie
selfie com as meninas ~

Até mais sweeties!! ☆⌒ヽ(*'、^*)chu
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

up