:

3 de abril de 2014

anime review: Tokyo Ravens

'ello sweeties!

Dando continuidade aos reviews, dessa vez venho com Tokyo Ravens! Esse anime me empolgou desde o começo porque lembrei de uma fiction que não comecei ainda (mas já tenho os personagens e o plot), não sei porque... Mas lembrou! Acho que no fundo foi só pelo título porque o plot tem nada a ver... XD
Mas enfim! Os motivos de eu ter começado a ver Tokyo Ravens foram os mesmos de Strike the Blood! Desenho de personagem e cenário bem bonitos, plot interessante que tem o "sobrenatural" como gênero principal. Mas Tokyo Ravens me chamou mais atenção por conta do misticismo japonês envolvido. Não vi muitos animes que falavam de magia onmyo e etc, os que mais vejo falando sobre misticismo japonês possuem enredo com youkais no meio e magias antigas. Queria ver algo que focasse nisso! E Tokyo Ravens foi a escolha certa ♥




contém spoilers ~

Resumo: 24 episódios com gêneros de super poderes, escolar, comédia e sobrenatural em um shonen bacana de censura PG-13. Tokyo Ravens focou no sobrenatural japonês com magias, espíritos, rituais, talismãs e familiares/shikigamis. Mostrando a vida de um garoto do interior de uma família tradicional de magos Onmyo que não podia ver energia espiritual chamado Harutora. Num dia qualquer, a próxima líder da família, Natsume, apareceu em casa e depois de acontecimentos que resultaram na morte de uma amiga de Harutora, ela o transformou em seu shikigami. Sendo familiar da Natsume, ele finalmente pôde ver o mundo espiritual e decidiu ir para Tóquio e frequentar o mesmo colégio Onmyo com ela, mas seu amigo do interior, Touji, vai junto.


Personagens

Tsuchimikado Harutora: Um simples garoto do interior que viu a garota que gostava ser morta e se transformar num pedaço de papel. Sendo transformado em um shikigami por Natsume, ele começou a estudar no colégio onmyo em Tóquio e fez novos amigos. Depois de muito enfrentar problemas e fazer de tudo para proteger Natsume e descobrir que ela controlava a garota shikigami que perdeu a vida para salva-lo, ele se envolve em mais um problema quando uma garota da família Souma vai atrás da Natsume para fazê-la usar o Manto do Corvo, alto que pertenceu ao próprio Yakou. Verdadeiramente, Harutora que é a reencarnação de Yakou e não Natsume, ela se sacrifica para salva-lo e desfaz o selo que trava sua magia e ele consegue usar o Manto do Corvo. Desolado pela morte de Natsume, ele pensa em fazer um ritual para revive-la e arriscar sua vida nisso, mas com ajuda de Saotome Suzu e seu poder como Yakou desperto, ele consegue ressuscitar Natsume e finalmente perguntar o motivo dela ter se disfarçado de Hokuto para ficar perto dele.

Tsuchimikado Natsume: A próxima líder da família Tsuchimikado, pelo menos dentre os planos. Todos acreditavam que ela era a reencarnação de Yakou, mas ela teve o lugar trocado com Harutora, na verdade, não é filha da família principal. Natsume estudava em Tóquio, mas fez um shikigami em forma de garota, Hokuto, para ficar perto de Harutora. Ela é apaixonada pelo amigo de infância e é obrigada a se fingir de garoto no colégio por conta de tradições, mas é desmascarada depois durante um ataque. Natsume é uma maga onmyo talentosa e percebeu que ter transformado Harutora em seu familiar apenas tirou uma parte do selo que bloqueava sua magia. Depois de perceber tal coisa durante a recuperação do Manto do Corvo, ela liberou todo o selo de magia de Harutora e acabou se sacrificando para protegê-lo. Antes de morrer, Natsume confessa seus sentimentos por Harutora.

Hokuto: A princípio, uma garota que se mostra apaixonada por Harutora. Acaba sacrificando sua vida para protegê-lo quando ia ser atacado por um dos monstros de Dairenji Suzuka e se transforma em um boneco de papel furado. Mais a frente é revelado que ela é um dragão familiar da Natsume.





Ato Touji: Amigo de Harutora, tem um ogro dentro de si, resultado de um acidente espiritual anos atrás. Foi tratado pelo pai do Harutora e foi para o colégio onmyo para aprender a controlar os selos de seu ogro e usar o poder dele. Touji é um cara incrível! Aquele amigo que te dá um soco bem no meio das fuças quando você precisa daquela motivação pra fazer algo, mas tá chocado demais pra tal coisa.



Momoe Tenma: Filho da família Momoe, é o próximo líder da família e futuro líder da empresa de seus pais, a Witchcraft Corp., que cria shikigamis feitos por pessoas que atendem vários propósitos e os vende para quem tem interesse, assim todas as pessoas podem ter acesso a shikigamis. Tenma nunca se achou um bom mago onmyo, até aceita o fato de que é fraco em magia e não consegue fazer muita coisa para ajudar os amigos, mais em meio aos últimos episódios executa perfeitamente um feitiço de invisibilidade para libertar o manto do corvo, assim, passa a se mostrar mais confiante sobre suas habilidades.

Dairenji Suzuka: A mais jovem dos 12 generais divinos, é procurada pela agência onmyo por usar magia proibida. Aparece logo no começo querendo meios de reviver seu irmão (morto por experiências que o transformaram num excelente onmyouji, mas acabou morrendo devido a tais experimentos) com um ritual, tanto que vai até a cidade de Harutora procurando por Natsume para poder usar seus poderes no ritual. Mais tarde, é enviada para a academia onmyo como punição por usar magia proibida e começa a gostar de Harutora. Suzuka também faz amizade com Touji, Tenma, Kyoko e Natsume ao longo do tempo, de início, é uma das únicas pessoas que sabe que Natsume é mulher.

Kurahashi Kyoko: Neta da diretora da academia onmyo e filha do atual líder da agência onmyo. Uma estudante top da academia, é uma dos três alunos que possuem shikigamis do tipo gohou, os seus são dois demônios yaksha chamados Hakuou e Kokufuu. Kyoko é inicialmente apaixonada por Natsume, acreditando que ele era o garoto que foi gentil com ela quando era criança na casa dos Tsuchimikado, mas depois de descobrir que Natsume é mulher, ela passa a lembrar que o garoto é Harutora. Mais a frente, depois de fazer as pazes com a Natsume por esconder que era mulher, Kyoko decide forçar os dois a se confessarem e tenta ajuda-los em sua relação. Ao tardar dos dois últimos episódios, Kyoko mostra que tem o poder de ler as estrelas e consegue enxergar as estrelas de Natsume, dando esperança para que ela possa ser revivida.

Kon/Hishamaru: Kon é a shikigami em forma de garota raposa de Harutora, carrega uma wakizashi e vive ameaçando quem o chateia. É super protetora e faz de tudo para ajuda-lo, além de ciumenta. Esteve ao lado de Harutora desde que ele se tornou shikigami da Natsume, mas ele não conseguia vê-la. Kon é um familiar que possui consciência própria e age de maneira independente, está na Família Tsuchimikado por gerações. No último episódio, pouco antes de Harutora acordar sua consciência como Yakou, Kon revela ser Hishamaru, um lendário shikigami de Yakou que havia sumido após sua morte. Para tomar sua forma original, Kon é forçada a quebrar 5 selos para recuperar seus poderes, memória, aparência e personalidade como Hishamaru.

Kakugyouki: O segundo dos dois lendários shikigamis de Yakou. Possui apenas um braço e considera Hishamaru mais leal do que ele. Aparentemente desapareceu após a morte de seu mestre, entretanto é mostrado que ele sobreviveu e ficou apenas andando por aí. Não teve planos de fazer parte do culto de devotos de Yakou, preferiu se manter neutro na guerra entre eles e a agência onmyo.

Kagami Reiji: Um mago onmyo de primeira classe e general divino que tem o apelido de "Ogre Eater". Tem uma personalidade rude e não se importa com as pessoas. Tem uma cicatriz em forma de X na testa, além de ser um exorcista independente. Assim como Suzuka, teve os poderes selados por Kurahashi Genji e foi deixado apenas com poder espiritual baixo. Possui uma katana shikigami com nome de Shaver. Em forma humana, Shaver é meio psicótico e odeia ficar entediado.

Kogure Zenjirou: Um exorcista independente que é um general divino com apelido de "Espada Onipotente", trabalha para agência onmyo assim como Kagami Reiji. Foi colega de classe de Ootomo e os dois se formaram na 36ª turma da academia onmyo. Usa vários corvos falantes como shikigamis que são conhecidos como "karasu-tengu".




Miyachi Iwao: Um dos 12 generais divinos, chamado de "Demônio de Fogo" é um mago onmyo de primeira classe. É um exorcista e comandante da divisão de purificação da agência onmyo. É considerado um dos mais fortes generais divinos por ter dominado totalmente o mantra do Fogo de Acala, a classe mais alta de magia de fogo. Serve como confidente de Genji e acredita nele. Em meio aos últimos episódios, luta contra Ashiya Douman.


Ootomo Jin: Atual como professor na academia onmyo. É um mago investigador e general divino ─chamado de "Shadow"─ e trabalhou sob ordens de Amami Daizen para investigar o Sindicato dos Chifres Gêmeos até receber ordens de atuar como professor na academia para observar Natsume. Anos atrás, lutou contra Ashiya Douman e perder uma das pernas, depois de derrota-lo durante a invasão na academia onmyo, ele se mostrou aliado de Douman e, junto dele, tentou se infiltrar na Agência Onmyo para recuperar o manto do corvo. No último episódio, pede para que Douman seja seu shikigami.

Kurahashi Miyo: A atual líder da família Kurahashi e diretora da academia onmyo. Foi uma das pessoas que conheceu Yakou pessoalmente e acreditava que Natsume era um garoto, mostrando-se surpresa ao descobrir que, na verdade, era uma mulher.

Amami Daizen: Um dos 12 generais divinos e membro sênior e top da agência de investigação mágica. É manipulador e não hesita em usar qualquer método que esteja ao seu alcance para conseguir algo. Usa um leque de papel como arma e shikigami, também possui duas aranhas familiares que foram inventadas pela família Momoe. Fez Ootomo trabalhar para ele como um de seus agentes para investigar o Sindicato dos Chifres Gêmeos.

Ashiya Douman: Um dos mais poderosos onmyoujis da era Abe no Seimei. Era rival de Abe no Seimei e lutou contra ela durante vários anos. Douman mostrou muito interesse na reencarnação de Yakou e mostra ter ligações com o Sindicato dos Chifres Gêmeos e Kakugyouki. No passado, lutou contra Ootomo, o que resultou na perda de sua pernsa. Ao que parece, Douman é o "vilão" da coisa toda ao invadir o colégio onmyo e destruí-lo, tanto que lutou novamente contra Ootomo, perdendo desta vez e quase sendo morto. Pouco tempo depois ele reencarnou no corpo de uma criança e chegou a ser visto com Saotome Suzu, mas levantou suas mãos contra a agência onmyo.

Saotome Suzu: A senpai garotinha que gosta de garotinhas. Misteriosa. Se mostra envolvida com Ashiya Douman e, mais tarde, é revelado que ela é sua shikigami. Mais ao final do anime, oferece ajuda para Harutora ressuscitar Natsume.

Kurahashi Genji: Chefe da divisão de exorcismo da agência onmyo e um dos 12 generais divinos. É respeitado como um homem que possui vontade de ferro e fortes ambições. Mostra estar envolvido com Dairenji Shidou e Souma Takiko, além de querer recuperar o manto do corvo à força e despertar o espírito de Yakou em Natsume. Depois que descobre que a verdadeira reencarnação de Yakou é Harutora, ele faz a oferta de ajudar no ritual para reviver Natsume em troca de Harutora usar o manto do corvo mediante suas ordens.

Dairenji Shidou: Um grande mago onmyo e líder do Sindicato dos Chifres Gêmeos e da divisão espiritual da Agência Onmyo. Usou a si mesmo como centro do desastre espiritual de dois anos atrás, o mesmo que tornou Touji um possuído por ogro. Como resultado do desastre ele se tornou um ogro e morreu por razões desconhecidas. É pai de Suzuka. Ele chega a aparecer no anime como shikigami de Souma Takiko e também é revelado que além de Dairenji, também era um Souma por ter se casado com outra casa, o que implica que ele possui relações sanguíneas com Takiko. Quando vivo, era um general divino. E foi dublado pelo Sakurai Takahiro ♥

Souma Takiko: Último membro da casa principal da família Souma. Assim como a família Kurahashi, a família Souma ajudou Yako durante a segunda guerra mundial, depois da derrota do Japão, a família Souma praticamente sumiu. Previamente, assume a identidade de Atsune Hirata. Como um dos membros mais antigos do Sindicato dos Chifres Gêmeos ela se considera diferente dos atuais devotos de Yakou. Mostra ter desejo de ser amiga de Harutora e Natsume, mas não hesita em tentar fazê-la vestir o manto do corvo, em parte, é por sua culpa que Harutora coloca o manto do corvo e obriga Natsume a tirar o selo de seus poderes espirituais e acabar morrendo. Para se redimir, ela entrega o corpo de Natsume para Harutora para que ele a reviva.

Tsuchimikado Yakou: Um gênio onmyouji e visionário que apareceu em meio a guerra do pacífico. É tido como pai da magia onmyo moderna. Era a figura chave da armada do império japonês e liderou o exército levou o país a várias vitórias. Tendo milhões de seguidores por ter revitalizado a onmyoudo no Japão, Yakou acabou causando o desastre espiritual que levou a derrota de seu país na guerra. Apesar de controvérsias, seu legado é respeitado e reverenciado. É tido como único que conseguiu realizar um ritual taizan fukun (para reviver alguém). Teorias e rumores dizem que Yakou fez planos para ele mesmo se reencarnar meio século depois como próximo líder da família Tsuchimikado. Muitos de seus devotos mais fiéis se referem a Yakou como "Rei da Estrela do Norte".


Opiniões

Trilha Sonora: Linda. As músicas foram todas perfeitas! As OPs foram incríveis, muito animadas e ─coincidentemente─ tinham a palavra "raven" na letra. Quanto as endings, gostei mais da primeira, tinha um clima mais bonito e fofo.
Animação: Igualmente linda! Personagens bem animados, cenários lindos, animação de objetos e fundo muito boa, a mistura de CG em certos componentes das cenas encaixou perfeitamente! Os shikigamis da Kyoko ficaram muito bonitos e com animações super naturais. As animações das magias também foram todas muito lindas. O orçamento do anime deve ter sido muito bom, a qualidade se manteve em todos os episódios e cenas.
Personagens: Todos muito bons. Os que escolhi pra falar sobre foram muito bem desenvolvidos, principalmente os alunos encrenqueiros. Todos os generais divinos que apareceram foram muito bons, tanto o Douman como o Amami foram personagens misteriosos que se mantiveram assim desde que apareceram até o fim. Me atrevo a dizer que o Dairenji Shidou foi o melhor "vilão", além de ser enigmático e bem cretino. Mas sem dúvida os melhores são o Harutora e a Natsume, por vários motivos. O Tenma também é um personagem ótimo, mesmo tendo pouco destaque. Ao final do anime, Harutora se tornou meu personagem favorito mesmo! Tudo o que ele fez pela Natsume... Ai, godoka! ♥
Enredo: Preciso dizer que gostei? Não, não, eu adorei! Tokyo Ravens realmente me surpreendeu e entrou pra minha lista de "favoritos da temporada".
Conclusões finais: Quero segunda temporada! Sim, eu quero çuç Mas sei que provavelmente não rende, então a solução é acompanhar a novel. Sim, uma coisa que me deixou muito surpresa foi Tokyo Ravens ser uma novel. Não costumo gostar de novels e suas adaptações, normalmente só acabo curtindo as do KyoAni, mas Tokyo Ravens eu gostei muito mesmo! Acredito que tenha mais coisa depois que o Harutora revive a Natsume, até porque, ele vai embora com o manto do corvo, a Hishamaru e o Kokugyoku. Além disso, ele recuperou suas memórias de quando era Yakou e FINALMENTE declara seu amor pela Natsume! Na boa, a cena dela acordando e o Harutora ao lado dela... Tão linda! Fiquei surpresa de ele ter acabado perguntando porque ela se escondeu como Hokuto pra ficar ao lado dele... Foi tão lindo... Confesso que não esperava rolar um único beijinho no anime inteiro, mas rolaram dois ♥ Fiquei muito feliz com o final e vou procurar loucamente o mangá traduzido, nem que seja em inglês ~
Sobre cosplay: Natsume. Sem dúvida a Natsume. Adorei o jeito dela, a aparência, personalidade... Tudo! ♥

E acabou! Tokyo Ravens com certeza me marcou como um anime muito bom! O próximo pretendo fazer de Nagi no Asukara ou Nobunagun.

Bye bye perowna ♥ ~
Comentário(s)
2 Comentário(s)

2 comentários:

  1. Existe continuidade do ponto que parou no anime? Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooi Vitor! ♥
      Muito obrigada pelo seu comentário!

      Então, o anime acaba quando o Harutora "vai embora" com os shikigamis. Desse ponto, a novel continua, já que ainda está e publicação. Também tem o mangá de Tokyo Ravens. Eu não sei te dizer o quanto foi além porque ainda não procurei pra ler e nem se a novel e o mangá possuem diferenças. Também não tenho esperanças de que venha uma continuação para o anime, o melhor seria procurar a novel/mangá pra saber como as coisas prosseguiram!

      Excluir

up