'ello darlings!
Finalmente estou quase finalizando todos os animes das temporadas de outono e inverno! Atualmente, só falta Benmashi Cecil. Claro, um antigo que falta ainda (de 2012), mas esse vai exigir muito amor e carinho. Bem, no fina de semana tive coragem de terminar Nagi no Asukara. Fiquei sem assistir desde o episódio 21, assim quando acabasse veria tudo de uma vez, sem ficar ansiosa para o próximo! E assim fiz ~
Com os últimos episódios lançados, fui assistir do 21 ao 26. Oh, céus, pra quê? Foram 5 episódios lindos e cheios de lágrimas da minha parte. Desde Bokura ga Ita um anime de romance não me fazia chorar assim! Teve Sukitte Ii Na Yo e Chihayafuru, mas esses foram lindos sem arrancar uma lágrima. Nagi no Asukara veio pra avacalhar ~
Sinopse: Muito tempo atrás, todos os humanos viviam no oceano. Mas alguns abandonaram o oceano ansiando pela terra, abandonaram a pele especial concedida pelo deus do mar Umigami para que sobrevivessem no fundo do mar.
Embora a humanidade fosse dividida entre moradores do mar e moradores da terra, cada um com diferentes formas de penar, todos ainda eram humanos, e continuaram a manter contato com o tempo.
Hikari, Manaka, Chikaski e Kaname vivem em Shioshishio, um vilarejo submarino. Tsumugu vive em Oshiooshi, uma pequena cidade na terra.
Quando esses moradores ginasiais do mar e da terra se encontram pela primeira vez, seus corações começam a ondular como as marés.
O conto juvenil de fantasia desses jovens se passa em um estranho e lindo mundo.
Resumo: 26 episódios, PG-13, adaptado de mangá pelo P.A. Works. Gêneros de fantasia, drama e romance.
Personagens
Sakishima Hikari: Briguento e encrenqueiro. Hikari é apaixonado por Manaka e fica desolado quando confessa tal coisa a ela e a mesma sai correndo. Hikari brigou muito tanto com seu pai e os pescadores de Oshiooshi para que um Ofunehiki fosse realizado. Durante o rital, acontece um acidente onde Manaka cai no mar e ele tenta resgata-la. Vendo Manaka desaparecer no fundo do mar, Hikari hiberna assim como todos de Shioshishio que permaneceram no mar. A hibernação do povo do mar é algo que serve para protegê-los do fim do mundo da superfície. Acordando depois de cinco anos sobre o mar congelado, Hikari passa a morar com sua irmã novamente (assim como quando fugiu de casa com ela para que pudesse se casar com o homem da superfície pelo qual estava apaixonada). Voltando a frequentar o colégio, Hikari revê todos seus amigos da superfície que cresceram, assim como Chisaki e Tsumugu. Depois de Kaname também acordar, Hikari passa a fazer de tudo para encontrar Manaka, conseguindo com a ajuda de Miuna. Depois de descobrir que ela não pode mais se apaixonar por alguém em consequência de ter sido resgatada do fundo do mar, ele faz de tudo, até pedir que Tsumugu retribua os sentimentos que ela tem por ele. Depois do incidente do segundo Ofunehiki, enquanto tenta resgatar Miuna do Cemitério das Ojoshi-san, Hikari ouve os sentimentos de Manaka fluindo pelo mar, descobrindo que ela também o amava. Após resgatar Miuna e tudo voltar ao normal, inclusive Shishishio descongelar e a neve de sal parar de cair em Oshiooshi, Hikari não toca mais no assunto de amar Manaka, apenas em uma curta conversa onde diz que seus sentimentos agora são retribuídos e que tal coisa é bem aparente. Assim, passa a voltar a viver normalmente no mar com seu pai e frequentar a escola na superfície, continuando ao lado de Miuna, Manaka, Kaname e Sayu.
Mukaido Manaka: Enérgica, atrapalhada e bobinha. Manaka sempre gostou muito de seus amigos e esteve ao lado de Hikari. Mesmo acreditando sentir algo por Tsumugu, ela confessa a uma lesma do mar de barriga vermelha que ama Hikari. Um dia antes do primeiro Ofunehiki, diz a Hikari que depois do ritual tem algo para lhe dizer. Caindo no mar durante o ritual, Manaka desaparece no mar. Depois de cinco anos, é encontrada por Miuna e Hikari no Cemitério das Ojoshi-san, um grande buraco onde todas as Ojoshi de madeira caem após o Ofunehiki. Não acordando por dias, Manaka desperta em meio a uma leve discussão de Hikari e Miuna, brigando com ele e dizendo para não gritar com garotas e fica morando na casa de Akari junto de Hikari e Miuna. Manaka se mostra bem, mesmo tendo perdido sua pele do mar ao ser resgatada. Uroko conta que ela também perdeu a capacidade de amar alguém, por isso não demonstra sentir algo por Tsumugu. Ao encontrar uma pedra brilhante no mar, Manaka acredita ser a resposta de seus sentimentos solidificados que foi expelida pela lesma do mar. Depois de acordar ela ouve muito o barulho das ondas do mar e se incomoda com isso. No segundo Ofunehiki, cai novamente no mar, mas é salva por Miuna e Hikari, sendo que Miuna fica presa em seu lugar e ela recupera sua pele. Diante disso, também recupera seus sentimentos e todos chegam a conclusão de que os que recuperam a pele do mar, é devido aos fortes sentimentos que possuem e se misturam aos de Umigami que ficaram dispersados pelo mar. Ficando amiga de Miuna, começa a deixar que seus sentimentos por Hikari fluam conforme o mar.
Hiradaira Chisaki: Delicada e madura. Com medo de mudar, Chisaki se pressiona a ser sempre a mesma. Desde criança gosta de Hikari e esconde isso de Manaka, por saber o que ele sente pela amiga. Durante as preparações para o Ofunehiki, Chisaki começa a ficar sem jeito perto de Tsumugu, sempre ficando com vergonha. No ritual, cai no mar e é salva por Kaname, mas perde seu chão e fica desesperada por estar sozinha. Aceita a oferta de morar com Tsumugu e seu avô, passando a cuidar dele quando fica doente. Estudou e se tornou enfermeira nos cinco anos que passaram, ficando sempre perto do vovô e passa a considera-lo sua família também. Por ter medo de não ser mais a mesma quando Hikari e Kaname acordam, ela se pressiona novamente e não admite ter mudado, ficando feliz quando Hikari diz tal coisa. Em meio aos últimos episódios, admite que realmente mudou e pensa até em se oferecer como Ojoshi-san no segundo Ofunehiki por não achar justo que Manaka seja a única a não poder sentir amor por alguém e não poder lutar pelo amor de Hikari. Jurando até o fim que era apaixonada por Hikari ainda, não admite que gosta de Tsumugu e pede mais de uma vez para que ele não a abrace. Só se convence que realmente o ama há muito tempo depois do Ofunehiki.Isaki Kaname: Um garoto animado e sorridente, além de charmoso. Apaixonado por Chisaki, chega a confessar seus sentimentos para ela e pedir autorização a seus pais para que possa chama-la para sair e tentar conquista-la. Mesmo sendo determinado em conseguir o amor de Chisaki, sabia que ela nunca olharia para ele. Durante o acidente do Ofunehiki, salva Chisaki e Tsumugu do mar, afundando até Shioshishio e hibernando. Quando acorda depois de cinco anos, Kaname encontra Hikari e volta para o colégio, mas fica morando com Tsumugu e Chisaki. Durante uma conversa com Tsumugu, ele confessa que não sabe o motivo pelo qual o salvou e sacrificou cinco anos que poderia ter passado ao lado de Chisaki. Em meio aos últimos episódios e a linda confissão que Sayu faz para ele, Kaname admite que sempre soube que Chisaki nunca olharia para ele, antes perdia para Hikari e agora para Tsumugu. Em lágrimas, Kaname diz para Sayu que daria uma chance aos seus sentimentos.
Kihara Tsumugu: Neto de um homem do mar, ele decide morar com o avô para poder ficar perto do mar. Acaba "pescando" Manaka na rede do barco do avô. De início, Hikari o detesta descaradamente por perceber que Manaka sente algo por ele. Durante o Ofunehiki, Tsumugu cai no mar e é salvo por Kaname, juntamente com Chisaki. Abrigando Chisaki em sua casa pelos cinco anos que passaram, passou a gostar dela, mantendo isso para si mesmo. Quando Kaname acorda, também o mantém em sua casa. Tsumugu passou a morar em Oshiooshi novamente para ajudar seu professor da faculdade na pesquisa sobre Shioshishio e o mar congelado desde o Ofunehiki passado. Quando é pressionado por Hikari para corresponder os sentimentos que Manaka tem por ele, Tsumugu confessa que não seria capaz de tal coisa por amar Chisaki, que escuta e corre para o mar. Indo atrás dela, Tsumugu adquire a pele do mar em resposta a seus fortes sentimentos por Chisaki. Mesmo diante de alguns problemas, Tsumugu confessa mais uma vez seus sentimentos por Chisaki e tenta fazê-la admitir que também o ama, conseguindo depois de poucas tentativas. Por fim, aparentemente ficam juntos.
Shiodome Miuna: Filha de Itaru. Por ser mestiça, não possui a pele do povo do mar. | mais uma imagem porque ela é linda |
Hisanuma Sayu: Amiga de Miuna. Estudam juntas desde o primário e se mostra pentelha e chata no começo. Logo que conhece Kaname e começa a ajudar na construção da Ojoshi-san para o Ofunehiki, começa a gostar dele. Com os cinco anos que se passam da hibernação do povo do mar, Sayu amadurece seus sentimentos e se diz apaixonada por Kaname. Ao reencontra-lo, fica com vergonha e irritada por achar que ele não se lembra dela. Nos últimos episódios, ela diz que os cinco anos ficou estudando, se esforçando e vivendo sempre com ele em seu coração, esperando que ele acordasse. Se mostra mais feliz ao perceber que Kaname decide dar uma chance aos seus sentimentos.
Uroko: Uma escama viva de Umigami. Possui a mesma aparência que o deus e alguns de seus poderes sobre o mar. Vive no templo de Shioshishio e distrubui porções do fogo sagrado para os cidadãos. Segundo Manaka, ele adora comida boa e sacanagem. Ajudando no segundo Ofunehiki com o fogo sagrado, Uroko percebe que a vontade de Umigami queima o Cemitério das Ojoshi-san e se mistura aos sentimentos perdidos no mar, liberando Miuna de ficar presa. Uroko se deu conta que Ojoshi amava Umigami também e que não queria deixar o mar, abandonando ele e suas crianças. Por algum motivo que ele desconhece, os que perderam a pele do mar e mestiços, passaram a tê-la.Umigami: O deus do mar. Teve uma garota oferecida a ele para acalmar sua fúria. Apaixonou-se por Ojoshi e tiveram dois filhos. Mesmo a amando, Umigami a devolveu para a terra tirando a capacidade de se apaixonar novamente e a pele especial que havia lhe dado para que vivesse no mar. Umigami devolveu Ojoshi para a terra por ver que ela chorava todos os dias, mesmo saber o motivo. Sua decisão de torna-la incapaz de amar novamente foi por manter em segredo que o homem que ela amava na terra havia pulado no mar para resgata-la e morreu, o deus do mar não queria que ela sofresse novamente. Depois de devolvê-la, Umigami se dissipou e uma de suas escamas se tornou Uroko. Seus sentimentos juntos aos de Ojoshi se mantiveram no mar e o fogo sagrado se tornou sua vontade. Antigamente um ritual chamado "Ofunehiki" era feito todos os anos para acalmar a fúria de Umigami, mas a tradição foi parando aos poucos.
Ojoshi: Moça da terra que foi oferecida como sacrifício ao mar para conter a fúria de Umigami. Ao morar no mar, ela ganhou a pele especial que possibilita respirar e falar na água. Antes de ser oferecida, era apaixonada por um homem da terra, mas teve de abandona-lo e chorava por sua falta todos os dias. Teve dois filhos com Umigami e acabou realmente se apaixonando por ele, mas foi devolvida para a terra. Ao voltar para Oshiooshi, ela perdeu sua pele e a capacidade de sentir amor por alguém.
Sakishima Akari: Irmã mais velha de Hikari. Trabalha no Saya Market na terra. Acaba se apaixonando pelo viúvo, Itaru, de uma amiga por sempre tê-lo ajudado a criar sua filha. De início, pensa que é rejeitada pela filha de Itaru, mas descobre que a garota não quer que ela vá embora como sua mãe. Durante o primeiro Ofunehiki depois de anos, ela se oferece como "Ojoshi-san" e pretende celebrar seu casamento com Itaru depois. Com o acidente no ritual, ela fica na terra e se casa com Itaru, tendo um filhinho depois. Quando Hikari acorda, ela o abriga em sua casa até que todos em Shioshishio acordem.
Sakishima Tomoru: Pai de Hikari e Akari. É o sacerdote do templo de Umigami e é pressionado para forçar os filhos a ficarem no mar. Depois de consentir o casamento de Akari com Itaru, presencia o acidente no Ofunehiki e acaba hibernando como todos os outros que moram em Shioshishio. Mesmo dormindo, passa a receber visitas de Hikari (que conta sobre como está a vida na superfície). Acorda somente no último episódio demonstrando ter sempre escutado Hikari e ter vontade de conhecer e se aproximar dos netos.
Shiodome Itaru: Itaru é um "cara da superfície". Foi casado com Miori, uma garota do mar que largou sua casa por ter se apaixonado por um terrestre. Miori morreu cedo e Itaru criou a filha, Miuna, com a ajuda de Akari (que era amiga de Miori). Com o tempo, ele foi se apaixonando por Akari e passa a morar com ela e Hikari depois de os dois saírem do mar. Depois de casarem, eles têm um filho chamado "Akira".
Shiodome Akira: Filho da Akari e do Itaru. É um fofo ♥ Vive brincando de enfiar os dedos no traseiro dos outros, o popularizado "Mil Anos de Dor" de Naruto. O que acontece é que essa é uma "brincadeira" japonesa popular entre as crianças. Akira também ganha a pele do mar depois do segundo Ofunehiki e do resgate de Miuna do mar.
Kihara Isamu: Avô do Tsumugu, pescador. Mais pra frente o fato de que ele também é uma pessoa do mar é revelado e bem focado, tanto que ele conta muitas partes da lenda do Umigami com a Ojoshi.
Opiniões
Trilha Sonora: Linda, linda demais. Devo dizer que só curti a OP 2, é maravilhosa. Ela faz parte da minha playlist pra me inspirar a escrever a "ardently slave" 8'D As músicas de fundo são todas muito bonitas, dão clima de drama e romance sempre. Mas sério, a OP2 é a melhor de todas as músicas do anime.
Enredo: De início, meio confuso quanto a lenda da Ojoshi e Umigami, deixa muitas dúvidas sobre outras coisas... Mas arranca algumas lágrimas. Na segunda metade da história, quando se passam os cinco anos, fica tudo mais dramático, romântico e lindo! ♥ É a melhor parte! Onde se desenrolam os conflitos amorosos, sentimentos, brigas e tudo se resolve! Claro, arranca mais lágrimas, quase desidrata.
Personagens: Todos possuem um desenho muito lindo, de verdade. Os olhos grandes das crianças e o azul forte e profundo do povo do mar... Fez meu coraçãozinho bater forte de tão lindo que o desenho de personagem desse anime é! Todos os protagonistas se desenvolveram bem, até a Akari e a família tiveram um desenvolvimento muito lindo, todos cresceram como pessoas, ficou um amadurecimento muito humano. Pegou forte nos sentimentos.
Conclusões finais: Sem dúvida foi o anime que mais me fez chorar. Mais que Bokura ga Ita, mas acho que ainda perde pra Koizora... Ou fica empatado, não sei dizer exatamente. O anime todo foi lindo demais, mas a segunda metade... Foi um golpe cruel no meu coraçãozinho! O enredo é emocionante mesmo com algumas lacunas! Apesar de algumas coisas ficarem confusas no começo, foram bem resolvidas ao final. Ficou um final lindo, bem fechado, bem concluído... Só tenho a dizer que me emocionou muito, entra na lista dos meus favoritos total! Também devo dizer que shippo total os casais que ficaram! TsumuguxChisaki é meu shipp principal, desculpa aê mundo. KanamexSayu também, foi um que eu torci desde o começo ao ver que o tempo passou e o Hikari acordou com a mesma idade, torci cruelmente pro Kaname acordar também e se apaixonar pela Sayu. Sobre HikarixManaka... eu acho fofo, mas não sei dizer se prefiro ele com a Miuna... Pra mim acabou ficando um casal tão sem graça que sei lá... Não faz diferença.
Sobre cosplay: Chisaki. Não gostei muito dela no começo, nunca fui muito com a cara dela! Mas... Do episódio 22 pra frente, passei a gostar muito dela, muito mesmo. Posso até dizer que senti a dor dela em estar tão confusa sobre seus sentimentos e sobre tudo o que aconteceu a sua volta. E como eu acabo fazendo cosplay por gostar do personagem e me identificar com ele... Chisaki entrou na lista de projetos. Acredito que a Sayu também, porque ela é muito fofa e adorei a personalidade dela! O jeito que ela fica sem graça perto do Kaname e luta pelos sentimentos dele com todas as forças, não esquecendo que ele ia acordar durante cinco anos... É, tocou no meu coraçãozinho ♥ E ela é linda! A Sayu e a Chisaki são lindas! ♥ ~
Sobre shipps: Um tópico especialmente pra Nagi no Asukara, não pretendo fazer em outros reviews, mas se fizer... É porque precisou! Pesquisando imagens, percebi que o shipp TsumuguxChisaki e KanamexSayu é bem forte. Apesar de tudo, vi só uma imagem shounen-ai e nenhuma shoujo-ai. Achei isso
![]() |
| desenho do Kurimomo |
O review fica por aqui! Recomendo muito Nagi no Asukara e deixo a OP 2 porque ela é linda e merece ser escutada.
Bye bye perowna ♥ ~







0 Comentário(s)

