:

16 de agosto de 2015

O Pequeno Livro de Colorir do Príncipe - Entrando na Arteterapia


'ello sweeties! ♥

Bem,  não é segredo que eu sou completamente apaixonada por coisas do "Pequeno Príncipe". Minha história com esse livro é antiga, longa e cheia de altos e baixos. Posso dizer também que é bem pessoal ~
Quem sabe um dia eu conte algumas partes, principalmente as que melhor me lembro, já que, sabem como é, a memória da Milky é fraca até pra esse tipo de coisa!
Mas hoje vim falar de uma coisa que acabou virando mania ultimamente e eu acabei me rendendo, mas apenas por ser ele: O Pequeno Príncipe ♥

Poucos dias atrás estava numa livraria com a minha mãe, a livraria Curitiba no shopping Aricanduva (em São Paulo), já nem lembro porque fomos lá, mas como sempre entramos em livrarias quando passamos em frente a uma... Estávamos lá olhando livros! Antes tinha comentado com ela que vi na Saraiva do shopping Tatuapé um livro do "Pequeno Príncipe" que estava classificado como "livro de colorir", mas era apenas o livro normal, com a história e os desenhos do autor apenas no contorno, sem estarem pintados e achei isso bem decepcionante, esperei ver um livro com ilustrações livres iguais aos famosos livros de colorir que viraram mania por serem ditos "relaxantes" (eu sempre disse que arte era relaxante e ninguém nunca me ouviu u.u), mas não, nada disso! Enquanto eu olhava livros que poderiam me interessar, minha mãe chegou perto com esse livro lindo que me arrancou lágrimas dos olhos:

 Não deu outra, ele veio pra casa comigo!

Já no Rainbow Land (ou quarto da Milky ;P), com calma fui olhando todos os desenhos. Cada um deles me emocionou de uma maneira diferente, me fez lembrar de cada passagem do livro original e suas palavras... Despertou sentimentos maravilhosos dentro de mim! Me senti muito, muito bem! Abracei o livro e chorei, confesso! u.u

Depois do momento "Sentimentos à Flor da Pele", comecei a pensar em como iria pintar e decidi usar aquarela, já que não sou manjadora do lápis de cor... Pois é, gosto de tinta!! Como as primeiras páginas são apenas um imenso céu estrelado, pensei em fazer um desenho nele! Algo bonito, que completasse como achei linda aquela imensidão vazia que o artista deixou e quase gritava "Me preencha!"!!! Decidi criar uma figura para o Pequeno Príncipe e uma para a Rosa dele (EU SHIPPO!!!!!) e pintaria os dois em conjunto com as páginas do livro!

Comecei a desenhar! Imaginei uma figura que retratasse pureza e inocência, os dois precisavam sem assim! Ter um sorriso sincero no rosto e um olhar puro e que mostrasse o amor que sentem um pelo outro, o quanto são apaixonados um pelo outro e não sabem como demonstrar! O resultado ficou um pouco adolescente, sem  muita aparência de adultos ou crianças... Mas alcançou o que eu queria: a pureza e o amor no olhar tanto do Príncipe como da Rosa!

Príncipe desenhado e contornado
Rosa desenhada e contornada

Com os desenhos prontos contornei com canetas nanquim da marca "Sakura", são importadas e não são caras. São muito boas e existem vários tamanhos de ponta! Atualmente uso uma 0,3mm, uma 0,1mm e uma 0,05mm. Como uso lapiseira de grafite 0,3mm, os tamanhos são perfeitos! Mas o contorno foi a parte fácil! Com os traços apagados, foi a hora de começar a pintar!

Quando iniciei a pintura do fundo, minha irmã estava em casa fazendo uma visita por conta do dia dos pais e meu sobrinho ficou encantado em me ver pintando com aquarela ~
Como minha tinta branca tinha acabado, tive que misturar o azul com guache branco bem diluído, mas ainda assim ficou um pouco mais grosseiro do que o que eu queria... Pretendia ter deixado o céu num tom bem leve e fluido, mas não deu por conta de o guache secar muito mais rápido que a aquarela e isso me impediu de acabar misturando algumas partes da pintura, principalmente porque não terminei as duas páginas em um dia. A aquarela ainda dá pra misturar mesmo depois de seca se der uma umedecida com água antes de pintar, mas o guache não... Por conta disso, meu céu ficou um pouco manchado... Mas ainda assim ficou bonito ♥

céu pronto e secando!

Pra ter segurança de que não ia manchar quando fosse pintar o resto, esperei o céu secar por dois dias! Só então comecei a pintar o Príncipe e a Rosa ♥
Claro, comecei pela pele, depois roupas, acessórios e cabelos. Como os cabelos sempre acabam indo por cima de outras partes por conta do movimento no desenho e eu gosto de fios soltos na pintura, esperei mais um dia pra pinta-los. Admito, foi difícil e minha tendinite gritou várias vezes, mas não parei em momento algum! Lógico, tive que usar o imobilizador depois, mas valeu à pena!!!

Depois do desenho todo pintado e BEM seco, contornei outra vez, já que a tinta se sobrepõe no contorno da caneta e eu não quis refazer o contorno com o pincel filete. Aliás, falando no famoso pincel fininho 00, o desenho foi praticamente todo pintado com ele e um pincel 02. Usei um pincel 10 nas partes mais afastadas do fundo. Como fiz várias partes pequenas e muitos contornos com voltas e espacinho pequenos pra preencher, a melhor opção foi usar pinceis bem finos! Num geral, usei os modelos língua de gato (o 02), o filete (o 00) e o reto (o 10). Gosto bastante de usar o modelo chanfrado pra pinturas com aquarela, principalmente porque pinto da direita para a esquerda e com a mão quase deitada! E eu só tenho pincéis finos! Tenho dois retos, um 10 e um 14 pra pinturas maiores, mas como dificilmente faço... Mal os uso.

começando a pintar os personagens ~
mágica!!! tudo pronto!!

E é isso! Usei aquarela em todo o desenho, misturada ao guache branco quando precisei (quase tudo...), precisei de amor e paciência também e um tiquinho de inspiração pra terminar tudo!! No fundo, fiquei muito ansiosa pra ver o resultado final, por isso quis terminar logo e deixei a calmaria de lado!

Agora... Por que mergulhar nesse universo dos livros de pintar e na tal "arteterapia". Como eu sempre disse, sempre mesmo, o povo que fez esses livros tá atrasado! Desenhar tem sido uma terapia constante pra mim em vários aspectos! Desde controlar um pouco os surtos criativos que tenho e que acabo criando um monte de coisa no meio deles por conta de tanta ideia que aparece na terra sem lei que é minha imaginação! Se tem uma coisa que funciona bem aqui é o departamento criativo! Santa Godoka! Quando vi esses livros de colorir, de verdade, curti a ideia! Pensei "nossa, que bacana! Quem sabe com isso finalmente a matéria de artes pode ser valorizada na educação e mudar um pouco.", mas quando vi um de perto, admito que não gostei muito. São muitos traços, muitas formas em uma coisa só! Ok, entra nos contextos dos temas dos livros e tal, mas pra mim fica visualmente poluído e desgasta um pouco quando se vê a coisa pronta! Continuei achando a ideia ótima! Quem sabe as pessoas também se tornam menos estressadas se aderirem de verdade ao propósito de arteterapia? Mas euzinha, Milky, não pretendia mergulhar nisso. Mas, como tudo que tem o Pequeno Príncipe no meio balança meu coração... Viram o resultado, ne?

Por hoje é só, queridos! Fiquem ainda com algumas fotos do processo todo que foi fazer esse primeiro desenho e pintura do livro! Pretendo termina-lo, claro, mas vou ir bem aos poucos! Devagar e deixando pra quando tiver bastante tempo livre, quero aproveitar e relaxar imensamente cada segundo que for mexer nesse pequeno pedaço do meu universo!

ficou tão lindinho ♥
primeira metade do céu pintada
Rosa inteira pintada
tive que refazer as dobras da roupa no filete
Príncipe antes de finalizar
Rosa antes de finalizar
terminado depois de contornar de novo, ainda faltam as estrelas pra pintar!
detalhe da página
Rosa pronta ♥
Príncipe pronto ♥

E antes de terminar, queria agradecer muito, muito, muito, muito, muito mesmo a editora "Universo dos Livros" por ter publicado esse livro e ao ilustrador Maxx Figueiredo por ter feito desenhos tão lindos e que mexeram tanto com o meu coração!
Até a próxima!! ♥
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

up